Dia de Al-Quds

5 de Abril, sexta-feira

Dia de Al-Quds
© ShutterStock
O Dia de Al-Quds (ou Dia de Jerusalém) é um dia anual celebrado na última sexta-feira do mês do Ramadão. Foi criado em 1979 e tem como objectivo apoiar os palestinianos na sua busca pela independência e pelos direitos humanos, bem como chamar a atenção para questões relacionadas com Jerusalém.

Histórico
O Dia de Al-Quds foi proclamado pelo Irão após a Revolução Islâmica, em 1979. O líder iraniano, ayatollah Khomeini, declarou este dia como um dia de luta contra o sionismo e de apoio ao povo palestiniano. O nome "Al-Quds" significa "A Cidade Santa" e refere-se a Jerusalém, que é um importante centro religioso e histórico para muçulmanos, judeus e cristãos.

Celebração
Comícios e manifestações. Neste dia realizam-se comícios, manifestações e ações de apoio ao povo palestiniano. As pessoas reúnem-se nas ruas, hasteando bandeiras palestinianas e entoando slogans de apoio à luta pela liberdade palestiniana.

Orações e eventos religiosos. São realizadas orações e palestras especiais em mesquitas e centros islâmicos sobre a situação em Jerusalém e na Palestina.

Eventos educativos. Seminários, conferências e outros eventos são organizados para aumentar a consciencialização sobre a questão palestiniana e a importância de Jerusalém.
Dia de Al-Quds – dias restantes: 138. Criar Contagem regressiva para eventos

Dia de Al-Quds em outros anos

Dia de Al-Quds em outros países

Este site usa cookies. Ao continuar utilizando o site, você está de acordo com a nossa política de utilização de cookies.